segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Glossário da bolha imobiliária!!!!!

INTRODUÇÃO
Trata-se de um guia não-oficial para facilitar a compreensão da rica e peculiar linguagem utilizada por muitos dos participantes do fórum da Bolha Imobiliária.
VERBETES
Animador de piscina – atividade profissional muito promissora em virtude dos inúmeros condomínios clube, que foram construídos nos últimos anos, e pela qual, supõe-se, os coRetores (vide corvo) irão optar, depois do evento cataclísmico do Ploc ou Masterploc. Conhecido também pela alcunha de Cirilo, que seria um era um “super estagiário” de um “superbanco” internacional de investimentos que apareceu pelo fórum.
666 – consumidor brasileiro padrão, ou seja, que não tem mínimos conhecimentos de matemática financeira, nem poupa, nem faz idéia de que muitas vezes o endividamento pode arruinar sua vida. Age por impulso e sem usar a razão quando irá tomar decisões que podem comprometer sua vida. Muitas vezes se acha esperto e que levar vantagem, apesar de se achar esperto, geralmente “paga o pato”. Adora uma varanda “gourmet” e o hábito. Gosta de exibir seu patrimônio para aparentar sucesso.
30%a.a. – pedra fundamental de todo o argumento de vendas dos corretores: todo imóvel valoriza, no mínimo, 30% ao ano. Este é o alicerce básico de toda a bolha, a crença em uma valorização infinita de um determinado ativo. Muito similar ao discurso empregado para edificação de uma pirâmide financeira (Telexfree e BBom).
Banania (ou Bananistão) – sinônimo para Brasil, ou seja, a terra das bananas, já que muitas vezes, o nosso país parece uma república de bananas, quase que risível.
Bolha BOSS – o profeta do Caos. A Cassandra do mercado imobiliário brasileiro. O criador do site (e moderador do Fórum) que anteviu os caminhos que estão levando o nosso país para um precipício.
BOLHISTA – seria um membro de uma proto-seita? Seria um crente em um final apocalíptico do mundo como nós o conhecemos? Seria um dos sobreviventes a uma massificação de zumbis-666 que existirão no futuro? Não se sabe ao certo. Existem muitas opiniões controversas, sobretudo em sites como Política & Economia e HT, entretanto, tais freqüentadores do site Bolha Imobiliaria tem uma certeza, não faz sentido que 2,60% da população brasileira que possui mais de 160k dilmas depositados na poupança não possam comprar qualquer imóvel que não seja um da qualidade da MRV, criado para atender Minha Casa Minha Dívida.
Bolhudo – imóvel com preço inflacionado, geralmente a mais de 4k/m2, ou seja, quatro vezes o CUB (Custo Unitário Básico).
Bull trap – inversão na tendência de crescimento do preço dos ativos. Ponto de inflexão da lata vertiginosa dos preços.
Cement Index Guy – Ricardo Amorim (ou como chamam, “Amorinha”), economista e integrante do Manhattan Connection, da Globo News, que defende com unhas e dentes a inexistência de uma bolha imobiliária, sobretudo pelo fato de que o índice de produção/utilização de cimento no Brasil é baixo. Algo totalmente absurdo, sobretudo porque não guarda nenhuma relação com este evento econômico. Conhecido também como Rick Blackberry.
CdM – Comando da Madrugada, ou seja, os bolhistas que cessam o site a partir das 0h00.
“Ciente. Próximo.” – expressão criada para ignorar uma postagem inútil/sem fundamentos, e partir para discutir algo útil.
“Comprar na pRanta” – contrato de opção de aquisição do direito de compra de imóvel futuro firmado junto às destrutoras. Adquire-se uma expectativa por um preço inflado e financia-se a destrutora. No Brasil esta aquisição de risco é mais cara que o imóvel em si, sobretudo por causa da especulação imobiliária levada às últimas conseqüências, que caracteriza a nossa Bolha Imobiliária. Ou seja, comprar um pedaço de ar e uma promessa que no futuro ele estará cercado de paredes.
Contabilidade criativa – eufemismo para esconder a fraude contábil realizada pelas destrutoras, a fim de ocultar seus gigantescos prejuízos e alto grau de imóveis no seu estoque, decorrente sobretudo do encalhe monumental que está ocorrendo e da massa de distratos realizados pelos investitrouxas.
Corvo (ou corvotor)– sinônimo para corretor, tendo em vista qualidades negativas atribuídas a este animal, sobretudo o ato de trair a confiança. Também denominados de “coRetores” ou “flanelinha de imóvel”.
cRasse Cê – a nova classe média construída por decreto pelo comissariado dos PeTralhas, cuja renda de aproximadamente R$ 3.000,00, e crédito de R$ 15.000,00, é suficiente para adquirir bolhudos de 400k, financiado pela CEF/BB. Uma prova viva da Bolha na qual estamos vivendo e da subversão da lógica na economia.
Croisfoquis (Crossfox) – segundo muitos bolhistas, trata-se do fetiche e desejo automobilístico de todo 666. Tal carro é um símbolo da falta de critérios e de reflexão dos 666, já que tal automotor é a representação perfeita de um veículo bolhudo.
CVR (Caso da Vida Real) – histórias narradas em primeira mão, sobre depoimentos ou fatos pessoais que atestam uma distorção na economia brasileira.
Çanguii – queda vertigionosa das vendas no comércio atacadista/varejista, decorrente da abrupta diminuição da demanda, tendo em vista o estouro da bolha de consumo.
Destrutora – sinônimo para construtora. Vária são mecionadas aqui: MêRêVê (ou emeerreve) (MRV, a pior, ligada aoa Minha Casa, Minha Dívida), Pé de Gesso (PDG), GafyS/A (Gafisa). Para mim, a pior é a Cyrella. Péssimo acabamento, preços ultrabolhudos, projetos magalomaníacos que destroem a qualidade de vida das pessoas e das cidades.
FIPE-ZAP (a.k.a. FINGE-ZAP) – índice utilizado para aferir a ganância dos propriotários, já que não registra o real valor da venda efetivada, mas apenas o desejo que o aleinante tem sobre o valor do seu imóvel. Tal índice é também apelidado de Fipe ZapZun, que só faz subir e ratifica a referida ganância.O seu coordenador é Eduardo Zylberstajn. Em síntese. Trata-se de um pseudo-índice que ignora os preços do mundo real só calcula a ganância imobiliária.
Foooguuu! – expressão que indica uma certa visão de que os fatos narrados já demonstram uma tendência de explosão da Bolha. Expressão muito utilizada juntamente coma expressão “Çangui” ou “Fogo no Cabaret”.
Gardenal para Poodle – remedinho que os corvos andam tomando para tentar aguentar o mercado parado.
Ibagens – sátira com Datena, da Band. Ocorre geralmente quando o leitor quer mais informações sobre um evento, ou mesmo um link para ver vídeos ou imagens.
Insider de Bitcoin – trata-se do indivíduo que, alegando que conhece informações secretas e extraordinárias, vem ao fórum dizer que BitCoin é um bom investimento. BitCoin: “Bitcoin é uma criptomoeda onde a criação e transferência é baseada em protocolos código aberto de criptografia que é independente de qualquer autoridade central.” (Wikipédia)
K – do grego “kilo”, mil, uma abreviação para 1000. Exemplo 10k = 10.000. Por sua vez, “kk” significa um milhão.
Jênios – pessoas que fazendo pose de “ixpecialistas” e entendedores do assunto, dão opiniões absurdas sobre temas de economia, ou mesmo, sobre investimentos pessoais. Pode também ser sinônimo dos 666 que propagam aos quatro ventos os grandes investimentos que fizeram, sobretudo em imóveis.
Manual do Anonymus – passo a passo para abrir uma conta no exterior (EUA), de forma legal, e para lá transferir a sua riqueza, fugindo do iminente colapso da nossa economia, que está vivendo em várias bolhas (a de consumo e a imobiliária). Pode ser encontrado no Primeiro Acesso.
MODE ON – trata-se de expressão que, inserida após uma determinada palavra, ao final de um texto, indica a forma como o leitor deve interpretar o texto. Exemplo: ironia MODE ON, ou seja, o leitor deve ler tudo o que foi escrito anteriormente como uma ironia.
Motumbo/Motumbada – Rei fictício afrodescendente que, na mitologia do site, é sinônimo da expressão Tomar No C* (ou TNC). Ou seja, o resultado negativo de um negócio mal planejado, no qual o 666 se meteu e irá destruir sua vida pelos próximos 20, 30 ou 35 anos.
“Nem li o que ele escreveu” – diante da absurda falta de legitimidade do autor de um texto, exemplo, “ixpecialistas” do SECOVI, alguns leitores desconsideram as tolices registradas e ignoram seus pseudo-argumentos.
Noroeste cabloco (ou Chaparral) – protótipo da Bolha Imobiliária brasileira, o paradigma da especulação e da ganância, localizado no coração do Brasil, no Distrito Federal. Inicialmente muitos imóveis chegavam a 14k/m2, atualmente o valor está em 7,5k/m2. Nas palavras de alguns membros do fórum: “Bairro da tia K. Ilha da fantasia. Bairro sem escoamento de merda, sem policiamento, sem luz, no qual o preço iniciou a de 14…15k m2 e hoje está a 7,5m.”
Nova Ordem Mundial (NOM ou NWO) – A Nova Ordem Mundial (NOM) é
uma teoria conspiratória (será?), na qual um grupo poderoso e secreto está planejando dominar e escravizar o mundo através de um governo mundial único. (Wikipédia).
Pedalar – alimentar a bolha, continuar vendendo e comprando, a fim de manter uma situação impraticável.
Peteta – partidário do famigerado Partido dos Trabalhadores, pago para defender, no mundo virtual a ideologia bolivariana desta religião política.
Petralha, simpatizante do mesmo partido… aqui no fórum tem um que é muito fanático, que se denomina Lins Marmo, ou como os colegas apelidaram, “marmota”. Deste personagem deriva o célebre raciocínio que “nunca antes na história deste país se comeu tanto feijão per capitã, logo não há crise, nem bolha imobiliária”.
PLOC – expressão que indica que, mais uma vez, fica evidente que o estouro da Bolha está próximo.
“Os corvo pira” ou “os 666 pira!” – expressão baseada em música popular (“as mina pira!”) que indica um estado de alegria/euforia muito grande de uma determinada pessoa ou classe de pessoas.
“RECEBA!” – É a soma de “Çanguii”, “Motumbada” e “Foooguuu!” elevada ao cubo aplicada contra alguém. Praticamente o anúncio do Apocalipse. Pode ser a nível individual (ex: um 666 que vê o seu lixinho bolhudaço se desfarelando, ou sendo tomado por não pagamento das prestações), ou coletivo (ex: os protestos mais “quentes” do RJX). Os fatos já expostos sugerem a existência de um “Mega-Receba” em escala nacional agendado para março de 2015. Entretanto, nada impede que este seja antecipado para 2014, talvez até antes da Copa.
riZada – versão coRetorística da ação humana de ver humor mesmo em situações tristes ou trágicas, mas geralmente nas situações engraçadas mesmo. É abreviada por rz ou rzrzrzrzrz.
Robert Shiller – Um dos vencedores do prêmio Nobel de Economia (2013), foi o primeiro economista a identificar a bolha imobiliária americana e denunciou a existência de fenômeno similar no Brasil.
Sardinha – 666 que age como se estivesse em cardume, ao sabor das correntezas do mercado, de modo irracional, seguindo os demais, sem reflexão, e acaba sendo devorado pelos tubarões.
SAC/Price – método de cálculo da “parcelinha que cabe no orçamento” decorrente do financiamento junto à instituição financeira. No método SAC a entrada é menor, e exige-se uma maior renda, mas haveria um decréscimo das parcelas, que não é real, se a TR aumentar. No método Price, existe uma constante do valor das parcelas (em tese), mas durante os primeiros anos paga-se praticamente apenas juros, enquanto que a amortização do Saldo Devedor (SD) só ocorrerá nos últimos períodos desta longa “via crucis”. Por esse método, exige-se uma renda menor e uma entrada maior, comprando-se com o método SAC.
SD – Samy Dana, economista e autor do Blog do Samy (“http://blogdosamy.blog.uol.com.br/), que, com coragem, anunciou a existência de uma bolha imobiliária no Brasil.
Softwares Modernos (ou sofityuares modernus) – sátira com os softwares modernos supostamente empregados pelas destrutoras que permitem a tais empresas construirem seus LIXOS, com pouco cimento, economizando de tudo, a fim de obter o máximo de lucro. Tal emprego de sofityuare modernu, permite a edificação com o método da “alvenaria estrutural”, que é uma forma de construção que impede qualquer alteração na estrutura dos apartamentos, sob risco de colapso de todo o prédio.
Spanistão – Espanha, onde uma bolha imobiliária muito similar à brasileira está em estágio mais avançado.
SQN – (“Só que nauuum” ou “Só que não”) trata-se de abreviatura que tende a indicar um o real pensamento do leitor, contrário a uma afirmação anterior. Exemplo: “Eu tenho pena dos 666… SQN!”.
Tia K – figura misteriosa, consideradas por muitos como a “mastertroll”. Apóstolo do paraíso e benesses existentes no Noroeste cabloco, no qual o metro quadrado inicialmente custava 14k dilmas e atualmente está a 7,5k/m2.
“Toddy e Pipoca” – alimentos (ultracalóricos) que alguns Bolhistas dizem que irão consumir, no mesmo instante que, de camarote, assistirão ao maravilhoso espetáculo da explosão da Bolha Imobiliária.
Troll – corvo que não declara este seu status e ingressa no fórum do site do Bolha Imobiliária para apresentar suas razões que comprovam ã total inexistência de uma bolha especulativa de imóveis. Os argumentos são “jeniais”: imóvel nunca se desvaloriza; há uma déficit crônico de moradias; o mercado ficou estagnado durante décadas; a renda da população aumentou, logo a demanda por imóveis também etc.
Trollar – provocar um Corvo ou “propriotário”, para que ele ofereça propostas e mais propostas para aquisição de um imóvel com preço inflacionado.
Truco! – sinônimo de blefe, de golpe, que alguém tenta realizar em detrimento de outrem, mas é desmascarado. Baseado em jogo de cartas muito apreciado em São Paulo e Minas Gerais. Deve ser usada especialmente quando se referir a preços anunciados no ZAP Imóveis, já que o ZAP nada mais é que a principal carta do jogo, cujo objetivo é blefar pra ver se algum otário cai na conversa mole.
Unidades monetárias – aqui no site, geralmente o Real (R$) é chamado de “Dilmas” ou “BR”, exemplo “1kk de dilmas”, um milhão de reais. A nossa moeda também é representada por “BRL” ou por “bananais”. O dólar americano geralmente é chamado de “USD”.
Xoxoteca – ambiente comum em condomínios, geralmente spa, absolutamente inútil, que apenas gera custos adicionais para sua manutenção. Ambiente muito útil, em sua epistemologia, mas que demonstra, também, as “mordomias da Crasse Cê”.
(Acredito que, graças a contribuição dos colegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário